Morungaba integra comitiva que reivindica melhorias na saúde pública da RMC
09.ago

Morungaba integra comitiva que reivindica melhorias na saúde pública da RMC

O prefeito da Estância de Morungaba, Marco Antonio de Oliveira, integrou a comitiva de prefeitos da RMC (Região Metropolitana de Campinas) que esteve reunida com o secretário da Saúde de Estado de São Paulo, Marco Antonio Zago, na tarde desta quarta-feira (8/8).

O objetivo da reunião para formalizar uma carta que aponta os principais problemas enfrentados no setor da saúde, entre eles a falta de vagas de urgência e emergência e a longa fila de espera para implantação de próteses.

O secretário Zago recebeu os prefeitos e anunciou que o Estado criará uma central regional de regulação de vagas e cirurgias para atender pacientes das 20 cidades da região.

A central regional tem como principal objetivo acabar com os gargalos e trazer maior agilidade as demandas de urgência e emergência - que são reguladas pelo Estado. Daqui a três semanas os prefeitos e os representantes do Estado voltarão a se reunir para dar início efetivo à implantação do órgão regulador regional.

Também ficou definido que, em 10 dias, a Diretoria Regional de Saúde apresentará um mapeamento com os medicamentos de alto custo que estão em falta nos municípios para que o Estado providencie o envio.

O prefeito Marquinho comentou durante a reunião que os municípios acabam arcando com a maior parte dos gastos com saúde pública: “Morungaba é a cidade da RMC que mais gasta com saúde, proporcionalmente. Hoje nosso município arca com aproximadamente 84% das despesas com a Atenção Básica em Saúde, por exemplo, enquanto o Governo Federal 14,5% e o Governo do Estado apenas 1,5%. É por este motivo que nós prefeito estamos aqui pedindo encarecidamente que esta secretaria nos ajude a encontrar uma saída”, disse o prefeito Marquinho durante o encontro com o secretário da Saúde.

Também integraram a comitiva os prefeitos de Jaguariúna, Monte Mor, Hortolândia, Santa Bárbara d'Oeste, Nova Odessa, Santo Antonio de Posse, Cosmópolis, Pedreira, Itatiba, Indaiatuba, Campinas, Americana e Sumaré.