Morungaba recebe Ministro da Ciência e Tecnologia
09.jan

Morungaba recebe Ministro da Ciência e Tecnologia

Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, vai apresentar o Programa “Internet para Todos” a quarenta prefeitos de toda a região, na estância de Morungaba, nesta sexta-feira (12/01).

O programa visa garantir a conectividade para mais de 40 mil localidades municipais que não contam com acesso à internet de banda larga. A primeira etapa do programa vai beneficiar cerca de 300 cidades de todas as regiões brasileiras e o acesso será disponibilizado no primeiro semestre de 2018.

Os prefeitos poderão inscrever seus municípios no programa. Caberá às prefeituras indicar as localidades passíveis de atendimento e assinar o termo de adesão. Este termo define a infraestrutura básica e as condições necessárias para a instalação dos equipamentos para prestação do serviço de internet banda larga.

Também caberá aos municípios ceder uma área para a colocação dos equipamentos e a proteção dos mesmos. A administração municipal deverá enviar à Câmara e conseguir a aprovação de isenção de ISS (Imposto Sobre Serviços) de todas as atividades ligadas ao Programa.

A Telebras, cumprindo um de seus principais objetivos que é massificar o acesso à banda larga em todo o Brasil, participará do Programa Internet Para Todos por meio da sua infraestrutura e, principalmente, por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), lançado ao espaço em maio do ano passado.

O Internet Para Todos ampliará a cobertura de banda larga no Brasil, levando acesso diretamente a população atualmente desatendida, utilizando-se do Programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac).

“Hoje nos encontramos em meio à maior revolução da informação e da comunicação da história da humanidade. E o acesso às tecnologias digitais tem de crescer proporcionalmente a esta dinâmica. Toda a população tem o direito de se beneficiar com a tecnologia atual, porém ainda a maioria não tem este acesso. Para que mais pessoas tenham acesso à tecnologia, os governos precisam investir em melhorar constantemente o setor”, explica o prefeito de Morungaba, Marquinho Oliveira.