Prefeitura de Morungaba abre inscrições para “Programa de Incentivo ao Trabalho”
10.mai

O Programa de Incentivo ao Trabalho e Requalificação Profissional, da Prefeitura da Estância Climática de Morungaba, está com inscrições abertas, entre 13 e 17 de maio, das 9 às 14 horas, no Centro de Formação e Cultura “Maria Rosa Frare Frederico” (CRAS), à Rua Geraldo Guerreiro Torres, nº 100, Bairro Brumado.

O objetivo é incentivar o combate ao desemprego, proporcionando a requalificação profissional de homens e mulheres acima de 18 anos, desempregados, residentes no município, em situação de vulnerabilidade socioeconômica e devidamente cadastradas no CAD – Único, da Secretaria Especial de Desenvolvimento Social, do Ministério da Cidadania, e/ou inscritas nos Programas Socioassistenciais executados nos CRAS - Centro de Referência de Assistência Social.

O Programa é coordenado pelo Departamento de Ação e Inclusão Social e será constituído de módulo teórico e módulo prático.

O módulo teórico abrangerá os seguintes conteúdos: noções básicas de informática; noções básicas de letramento e cálculo, com possibilidade de encaminhamento para o curso formal de Educação de Jovens e Adultos (EJA); participação em palestras sobre associativismo, empreendedorismo e cooperativismo; capacitação técnica específica na área de interesse de cada participante que Jardinagem; Construção Civil (pintura, elétrica e hidráulica); Limpeza (conservação e zeladoria de residências e empresas); Criação/manuseio de viveiros de plantas; e Noções básicas sobre trânsito, mobilidade urbana, segurança e vigilância.

Já o módulo prático, com carga horária de 30 horas semanais, será executado junto aos departamentos da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, com supervisão e acompanhamento de servidor público, como forma de estágio para aplicação dos conhecimentos adquiridos durante o módulo teórico.

Para a realização dos cursos de capacitação e requalificação profissional, pode o Município firmar convênios e parcerias com entidades públicas e privadas.

O tempo de permanência do participante no Programa é de um ano, equivalente ao período da capacitação teórica e prática para sua qualificação profissional, prorrogável uma vez por igual período.

Os participantes que cumprirem integralmente as exigências do Programa receberão “Bolsa incentivo” equivalente a um salário mínimo.

Para participar do Programa é necessário comprovar a situação de desemprego há no mínimo 6 meses, de forma ininterrupta; Comprovar residência no Município de Morungaba há no mínimo 4 anos; comprovar renda familiar per capita de no máximo um salário-mínimo; não receber seguro-desemprego. E o limite máximo é de um participante por residência.

Todos os requisitos foram publicados na edição 342, do Jornal Oficial da Prefeitura de Morungaba, que pode ser acessado pelo link https://dosp.com.br/exibe_do.php?i=NjE5NzA=. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (11) 4014-4712.