Imagem de Morungaba Imagem de Morungaba Imagem de Morungaba Imagem de Morungaba
Prefeitura de Morungaba abre inscrições para “Programa de Incentivo ao Trabalho”
10.mai

Prefeitura de Morungaba abre inscrições para “Programa de Incentivo ao Trabalho”

O Programa de Incentivo ao Trabalho e Requalificação Profissional, da Prefeitura da Estância Climática de Morungaba, está com inscrições abertas, entre 13 e 17 de maio, das 9 às 14 horas, no Centro de Formação e Cultura “Maria Rosa Frare Frederico” (CRAS), à Rua Geraldo Guerreiro Torres, nº 100, Bairro Brumado.  

O objetivo é incentivar o combate ao desemprego, proporcionando a requalificação profissional de homens e mulheres acima de 18 anos, desempregados, residentes no município, em situação de vulnerabilidade socioeconômica e devidamente cadastradas no CAD – Único, da Secretaria Especial de Desenvolvimento Social, do Ministério da Cidadania, e/ou inscritas nos Programas Socioassistenciais executados nos CRAS - Centro de Referência de Assistência Social.

O Programa é coordenado pelo Departamento de Ação e Inclusão Social e será constituído de módulo teórico e módulo prático.

O módulo teórico abrangerá os seguintes conteúdos: noções básicas de informática; noções básicas de letramento e cálculo, com possibilidade de encaminhamento para o curso formal de Educação de Jovens e Adultos (EJA); participação em palestras sobre associativismo, empreendedorismo e cooperativismo; capacitação técnica específica na área de interesse de cada participante que Jardinagem; Construção Civil (pintura, elétrica e hidráulica); Limpeza (conservação e zeladoria de residências e empresas); Criação/manuseio de viveiros de plantas; e Noções básicas sobre trânsito, mobilidade urbana, segurança e vigilância.

Já o módulo prático, com carga horária de 30 horas semanais, será executado junto aos departamentos da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, com supervisão e acompanhamento de servidor público, como forma de estágio para aplicação dos conhecimentos adquiridos durante o módulo teórico.

Para a realização dos cursos de capacitação e requalificação profissional, pode o Município firmar convênios e parcerias com entidades públicas e privadas.

O tempo de permanência do participante no Programa é de um ano, equivalente ao período da capacitação teórica e prática para sua qualificação profissional, prorrogável uma vez por igual período.

Os participantes que cumprirem integralmente as exigências do Programa receberão “Bolsa incentivo” equivalente a um salário mínimo.

Para participar do Programa é necessário comprovar a situação de desemprego há no mínimo 6 meses, de forma ininterrupta; Comprovar residência no Município de Morungaba há no mínimo 4 anos; comprovar renda familiar per capita de no máximo um salário-mínimo; não receber seguro-desemprego. E o limite máximo é de um participante por residência.

Todos os requisitos foram publicados na edição 342, do Jornal Oficial da Prefeitura de Morungaba, que pode ser acessado pelo link https://dosp.com.br/exibe_do.php?i=NjE5NzA=. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (11) 4014-4712.