Morungaba exporta mais de US$ 1 milhão no 1º semestre: 17% mais em relação ao mesmo período do ano passado
07.ago

“Os dados são animadores para Morungaba Isto significa geração de emprego para a mão de obra local e a perspectiva de arrecadação para o orçamento municipal Atualmente a equipe da Prefeitura se empenha na busca de investimentos, principalmente quanto ao incentivo fiscal para a instalação de novas empresas, como parte de um projeto de desenvolvimento econômico para a cidade”, comenta o prefeito Marco Antonio de Oliveira.

Os dados são do “Comex Stat” um sistema para consultas e extração de dados do comércio exterior brasileiro, disponibilizado pelo Governo Federal pelo site: http://comexstat.mdic.gov.br. Morungaba exportou US$ 1.005.698 FOB (Free On Board) no primeiro semestre deste ano. Dentre os países que mais receberam itens produzidos por empresas da Estância Climática estão Portugal, Índia e Estados Unidos.

De acordo com o portal, entre janeiro a junho de 2019, Portugal importou cerca de US$ 257 mil em vestuário produzidos em Morungaba; a Índia comprou US$ 168 mil em insumos para indústria farmacêutica e os Estados Unidos adquiriram US$ 74 mil também em vestuário.

Em relação ao mesmo período do ano passado, Morungaba exportou 17% a mais no semestre de 2019. Já que, de janeiro a junho de 2018, foi registrado um total de US$ 858.241 referente aos produtos locais exportados. Sendo US$ 302 mil para Portugal (vestuário); US$ 108 mil para a Índia (Insumos para indústria farmacêutica) e US$ 40 mil para os EUA.

Já em relação à importação, no 1º semestre de 2019, Morungaba importou 9,47% a menos em relação ao mesmo período do ano passado. O município registrou R$ US$ 4.004.777, de janeiro a junho de 2019 e R$ 3.625.498, no mesmo período do ano de 2018.