Imagem de Morungaba Imagem de Morungaba Imagem de Morungaba Imagem de Morungaba
Programa ViraSer em Morungaba inicia 2º ano de atividades
14.fev

Programa ViraSer em Morungaba inicia 2º ano de atividades

O Programa ViraSer reunirá representantes da Prefeitura da Estância de Morungaba e parceiros apoiadores para apresentar as ações planejadas para o ano de 2018 em um evento na manhã da próxima sexta-feira (16/2), no Centro de Referência do Idoso.

O Grupo GAIA em parceria com a Jacobs Douwe Egberts BR, fabricante das marcas tradicionais, como Pilão, Café do Ponto e Caboclo, por meio do Programa ViraSer tem como objetivo fomentar ações de Logística Reversa no âmbito da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida das embalagens pós-consumo, em cumprimento ao Acordo Setorial de Embalagens e conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010 e Decreto nº 7.404/2010).

Na região do Circuito das Águas, a primeira parceria foi firmada com o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico do Circuito das Águas (CISBRA) e teve como objetivo capacitar os trabalhadores no fortalecimento institucional da Cooperativa Renascer de Morungaba para atuar com mais eficiência nos serviços de coleta, triagem e retorno dos materiais recicláveis para o ciclo produtivo.

As capacitações oferecidas contribuíram para que em 2017 a Cooperativa Renascer realizasse a coleta e triagem de mais de 330 toneladas de resíduos recicláveis – uma média de 27,7 toneladas por mês, gerando impacto positivo no meio ambiente, além de trabalho e renda para 22 trabalhadores cooperados e suas famílias.

Em 2018 o Programa Viraser amplia sua atuação em Morungaba, dando continuidade na organização operacional da Cooperativa Renascer com cessão de equipamentos, implantação de novas ferramentas de produção e metas, definição de novo layout produtivo, além de treinamento dos cooperados nos princípios de saúde e segurança no trabalho.

Para o prefeito de Morungaba, Marquinho Oliveira, este é um importante trabalho para a sociedade e o meio ambiente e que merece todo o apoio da prefeitura. “O objetivo é que a cooperativa esteja preparada para caminhar com suas próprias pernas. A participação da população é fundamental para aumentar o volume do material reciclado limpo, pois todo o lixo reciclável separado pela população de Morungaba é triado e vendido pela equipe gerando renda para diversas famílias”, comenta o prefeito.