Programa ViraSer em Morungaba inicia 2º ano de atividades
14.fev

Programa ViraSer em Morungaba inicia 2º ano de atividades

O Programa ViraSer reunirá representantes da Prefeitura da Estância de Morungaba e parceiros apoiadores para apresentar as ações planejadas para o ano de 2018 em um evento na manhã da próxima sexta-feira (16/2), no Centro de Referência do Idoso.

O Grupo GAIA em parceria com a Jacobs Douwe Egberts BR, fabricante das marcas tradicionais, como Pilão, Café do Ponto e Caboclo, por meio do Programa ViraSer tem como objetivo fomentar ações de Logística Reversa no âmbito da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida das embalagens pós-consumo, em cumprimento ao Acordo Setorial de Embalagens e conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010 e Decreto nº 7.404/2010).

Na região do Circuito das Águas, a primeira parceria foi firmada com o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico do Circuito das Águas (CISBRA) e teve como objetivo capacitar os trabalhadores no fortalecimento institucional da Cooperativa Renascer de Morungaba para atuar com mais eficiência nos serviços de coleta, triagem e retorno dos materiais recicláveis para o ciclo produtivo.

As capacitações oferecidas contribuíram para que em 2017 a Cooperativa Renascer realizasse a coleta e triagem de mais de 330 toneladas de resíduos recicláveis – uma média de 27,7 toneladas por mês, gerando impacto positivo no meio ambiente, além de trabalho e renda para 22 trabalhadores cooperados e suas famílias.

Em 2018 o Programa Viraser amplia sua atuação em Morungaba, dando continuidade na organização operacional da Cooperativa Renascer com cessão de equipamentos, implantação de novas ferramentas de produção e metas, definição de novo layout produtivo, além de treinamento dos cooperados nos princípios de saúde e segurança no trabalho.

Para o prefeito de Morungaba, Marquinho Oliveira, este é um importante trabalho para a sociedade e o meio ambiente e que merece todo o apoio da prefeitura. “O objetivo é que a cooperativa esteja preparada para caminhar com suas próprias pernas. A participação da população é fundamental para aumentar o volume do material reciclado limpo, pois todo o lixo reciclável separado pela população de Morungaba é triado e vendido pela equipe gerando renda para diversas famílias”, comenta o prefeito.