Imagem de Morungaba Imagem de Morungaba Imagem de Morungaba Imagem de Morungaba
Semana do Meio Ambiente encerra com Plantio de Mudas
07.jun

Semana do Meio Ambiente encerra com Plantio de Mudas

Encerrando a Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura da Estância Climática de Morungaba promoveu a Caminhada Ecológica e o Plantio de Mudas no Parque Ecológico Pedro Mineiro, na manhã desta sexta-feira.

Organizado pelo Departamento de Educação com apoio do Departamento de Meio Ambiente e Agricultura e do Departamento de Serviços Públicos, o evento integrou a programação oficial de aniversário de 131 anos de Morungaba e contou com a participação de cerca de 300 estudantes da rede municipal de ensino.

Logo às 7h30, os alunos partiram em caminhada da Praça João Pessoa, no Centro, e chegaram ao Parque onde participaram do plantio de 100 mudas de árvores.

O prefeito de Morungaba, Marco Antonio de Oliveira, participou do evento desde a caminhada e, na chegada, cumprimentou os alunos lembrando do Dia do Meio Ambiente comemorado no último dia 5 de junho: “O tema é de extrema importância pois é uma área que nunca pode ser deixada de lado, principalmente nos dias atuais. Agradecemos as mudas doadas pela CPFL, que firmou uma parceria com a prefeitura para o  programa “Arborização + segura” cujo objetivo é a substituição de árvores, que apresentem riscos, por espécies adequadas para a área urbana, seguida pela revitalização das calçadas”, explicou o prefeito.

Para o consultor ambiental da CPFL, Luciano de Sene Fernandes, Morungaba é uma cidade em que tem tudo para dar certo este programa, principalmente por ser uma estância e parabenizou aos alunos pela participação no plantio no Parque Ecológico.

Cerca de 300 alunos participaram do evento que resultou no plantio de 100 novas árvores para o Parque Ecológico. A diretora de Educação, Leninha Spiguel, lembrou que a conscientização ambiental integra o currículo escolar e a Semana do Meio Ambiente é comemorada em todas as classes do ensino municipal.

“A poluição do ar é o principal fator de risco ambiental para a saúde em todo o mundo. Este é o tema do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente neste ano de 2019. E a ação de hoje promove a contribuição para a qualidade do ar e a saúde da população em geral”, a diretora de Meio Ambiente e Agricultura, Clara Geromel.

Os consultores ambientais da CPFL Luciano de Sene Fernandes e Marcela Maria Dal Cere Paes de Almeida e o coordenador de operações de campo da CPFL Raphael Cabral Borges.

Também prestigiaram o evento: os diretores municipais, José Luis Frederico, de Obras; Monique Molena, de Ação e Inclusão Social; Robson Trajano, de Serviços Públicos, Marcel Assis, de Planejamento; do Sargento PM Márcio Bartelt, além de servidores, munícipes, professores e coordenadores do Departamento de Educação.


PALESTRAS

Também em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Frutas (CISBRA), promoveu nesta quarta-feira (5/6), Dia do Meio Ambiente, a palestra “Sustentabilidade Nosso Futuro Comum”, ministrada pelo assistente ambiental do CISBRA, Márcio Passos.
Em duas sessões no Teatro Municipal Fioravante Frare, a palestra foi voltada aos estudantes do Ensino Fundamental das escolas municipais. O objetivo apresentar a importância da reciclagem para o meio ambiente.
As ações voltadas ao Meio Ambiente integraram a programação oficial do aniversário de 131 anos de Morungaba que prossegue até o dia 20 de julho com diversas atrações que podem ser conferidas pelo www.morungaba.sp.gov.br.