Semana do Meio Ambiente encerra com Plantio de Mudas
07.jun

Semana do Meio Ambiente encerra com Plantio de Mudas

Encerrando a Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura da Estância Climática de Morungaba promoveu a Caminhada Ecológica e o Plantio de Mudas no Parque Ecológico Pedro Mineiro, na manhã desta sexta-feira.

Organizado pelo Departamento de Educação com apoio do Departamento de Meio Ambiente e Agricultura e do Departamento de Serviços Públicos, o evento integrou a programação oficial de aniversário de 131 anos de Morungaba e contou com a participação de cerca de 300 estudantes da rede municipal de ensino.

Logo às 7h30, os alunos partiram em caminhada da Praça João Pessoa, no Centro, e chegaram ao Parque onde participaram do plantio de 100 mudas de árvores.

O prefeito de Morungaba, Marco Antonio de Oliveira, participou do evento desde a caminhada e, na chegada, cumprimentou os alunos lembrando do Dia do Meio Ambiente comemorado no último dia 5 de junho: “O tema é de extrema importância pois é uma área que nunca pode ser deixada de lado, principalmente nos dias atuais. Agradecemos as mudas doadas pela CPFL, que firmou uma parceria com a prefeitura para o  programa “Arborização + segura” cujo objetivo é a substituição de árvores, que apresentem riscos, por espécies adequadas para a área urbana, seguida pela revitalização das calçadas”, explicou o prefeito.

Para o consultor ambiental da CPFL, Luciano de Sene Fernandes, Morungaba é uma cidade em que tem tudo para dar certo este programa, principalmente por ser uma estância e parabenizou aos alunos pela participação no plantio no Parque Ecológico.

Cerca de 300 alunos participaram do evento que resultou no plantio de 100 novas árvores para o Parque Ecológico. A diretora de Educação, Leninha Spiguel, lembrou que a conscientização ambiental integra o currículo escolar e a Semana do Meio Ambiente é comemorada em todas as classes do ensino municipal.

“A poluição do ar é o principal fator de risco ambiental para a saúde em todo o mundo. Este é o tema do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente neste ano de 2019. E a ação de hoje promove a contribuição para a qualidade do ar e a saúde da população em geral”, a diretora de Meio Ambiente e Agricultura, Clara Geromel.

Os consultores ambientais da CPFL Luciano de Sene Fernandes e Marcela Maria Dal Cere Paes de Almeida e o coordenador de operações de campo da CPFL Raphael Cabral Borges.

Também prestigiaram o evento: os diretores municipais, José Luis Frederico, de Obras; Monique Molena, de Ação e Inclusão Social; Robson Trajano, de Serviços Públicos, Marcel Assis, de Planejamento; do Sargento PM Márcio Bartelt, além de servidores, munícipes, professores e coordenadores do Departamento de Educação.

PALESTRAS

Também em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Frutas (CISBRA), promoveu nesta quarta-feira (5/6), Dia do Meio Ambiente, a palestra “Sustentabilidade Nosso Futuro Comum”, ministrada pelo assistente ambiental do CISBRA, Márcio Passos.
Em duas sessões no Teatro Municipal Fioravante Frare, a palestra foi voltada aos estudantes do Ensino Fundamental das escolas municipais. O objetivo apresentar a importância da reciclagem para o meio ambiente.
As ações voltadas ao Meio Ambiente integraram a programação oficial do aniversário de 131 anos de Morungaba que prossegue até o dia 20 de julho com diversas atrações que podem ser conferidas pelo www.morungaba.sp.gov.br.