Circuito Sesc de Artes 2022 traz atrações gratuitas para a Praça dos Italianos

Circuito Sesc de Artes 2022 traz atrações gratuitas para a Praça dos Italianos

Em parceria com a Prefeitura da Estância Climática de Morungaba, a população morungabense e seus visitantes recebem no dia 20 de agosto (sábado) o Circuito Sesc de Artes, na Praça dos Italianos, a partir das 16h.

Promovido pelo Sesc São Paulo, serão cerca de 85 ações artísticas e educativas em 14 roteiros que percorrem praças e parques durante três semanas em 118 municípios, além de um ciclo para educadores que será ministrado on-line.

A programação conta com apresentações de teatro, dança e circo, shows musicais, oficinas, intervenções, vivências, ações literárias, cinematográficas, de artes visuais e tecnologias, envolvendo mais de 500 profissionais das artes de diversos estados do Brasil.

O Circuito Sesc de Artes chega aos municípios que fazem parte da área de atuação de unidades do Sesc  - como é o caso do Sesc Jundiaí, que abrange as cidades relacionadas -  com ações artísticas que buscam provocar novas percepções, reflexões e vivências.

Com o intuito de fomentar, fortalecer e ampliar o espaço de diálogo e convivência, o respeito e a transformação social, a edição 2022 do Circuito Sesc de Artes intensifica o olhar para toda a diversidade de pessoas.

Durante um dia em cada município, os artistas realizam os espetáculos, shows e oficinas nas praças e parques com o objetivo de estimular o uso dos espaços públicos como lugares fundamentais para o convívio social e a troca de experiências e aprendizados, favorecendo os encontros e os afetos em uma perspectiva do desenvolvimento humano por meio da arte e da cultura.

Programação do roteiro

O MudaLab (SP) leva o Roboíno Maker - A Robótica Divertida. Na atividade, os participantes pilotam robôs construídos com arduíno e controlados por celular, conhecem suas estruturas internas de robótica e os testam em um circuito, com semáforos, cancelas e outros obstáculos.  A oficina tem o objetivo de desmistificar a programação e a robótica e apresentar seus conceitos básicos de maneira lúdica e divertida!

O espetáculo de circo Retirantes, da Trupe Baião de 2 (SP), se envereda pela cultura nordestina para contar a história de um sonhador casal de migrantes recém-chegado a uma nova terra. Os artistas demonstram força e equilíbrio em cenas com acrobacias, como a lira-percha e a manipulação de objetos. Maracatu, frevo e forró dão o tom dos números circenses e da dança.

Clarin Cia de Dança (SP)  apresenta o espetáculo de dança OU 9 OU 80. Ele faz referência a dois acontecimentos violentos: nove mortes em Paraisópolis (São Paulo) e 80 tiros no carro de uma família em Guadalupe (Rio de Janeiro). A apresentação utiliza letras de funk para narrar as histórias e expõe as modificações dos movimentos do funk ao passinho.

O grupo êBA! (SP)  une literatura e brincadeiras em Histórias na Palma da Mão. Por meio de uma leitura mediada, os artistas buscam criar um momento de vínculo afetivo e aproximar o leitor do livro. Além da leitura mediada, o grupo também propõe a leitura compartilhada e as demais formas de se contar uma história, com livros, corpos e vozes.

Em Livro de Uma Página, o escritor mineiro Daniel Viana e três poetas convidados (SP) apresentam ferramentas para compor micronarrativas que se transformam em um exemplar autoral. Os participantes são estimulados a criar poemas e contos a partir de seu repertório pessoal e recebem dicas para ilustrar seu minilivro.

Josyara, cantora, compositora e violonista de Juazeiro divide o palco com as Panteras Negras, banda instrumental composta de mulheres negras, em um show que retrata as mulheres, a negritude e o Nordeste. No repertório estão músicas criadas para este encontro e composições dos repertórios das Panteras Negras e de Josyara, que apresenta faixas do disco “Mansa Fúria”.

O Grupo Esparrama leva seu Esparrama Memória para viajar pelas ruas das cidades do estado. Os palhaços do grupo vagueiam pelo mundo carregando música, poesia e um guardador de memórias. Nessa caminhada errante, eles procuram por pessoas que queiram pausar o tempo para resgatar e trocar experiências, lembranças e afeto.

Ciclo para Educadores

Compondo a programação do Circuito Sesc de Artes, o Ciclo de Sensibilização para Educadores propõe um diálogo pautado nas artes e na cultura, trazendo reflexões sobre caminhos possíveis para a educação no Brasil.

O curso, que será ministrado por seis artistas-educadores das artes cênicas, da música e da literatura, é gratuito e acontecerá entre os dias 10 e 25 de agosto, às quartas e quintas-feiras, e será dividido em duas turmas que participarão de três encontros on-line. As inscrições iniciam estão abertas pelo link https://bit.ly/SensibilizacaoEducadores-CPF. Os participantes poderão receber declaração de participação emitido pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc (CPF).

Estes encontros irão propor reflexões sobre estratégias de aplicações da arte e da cultura na socialização, buscando pensar sobre novas formas de imaginar a escola e suas práticas diante dos desafios do contexto atual. O Ciclo de Sensibilização para Educadores reafirma a ação do Sesc voltada à formação, ao conhecimento e à melhoria da vida dos indivíduos.

Mais informações: http://www.sescsp.org.br/circuitosescdeartes