“Semana do Bebê” reúne pais e profissionais em ações voltadas ao tema

“Semana do Bebê” reúne pais e profissionais em ações voltadas ao tema

Durante a última semana, de 1 a 5 de agosto, a 11ª Semana Regional do Bebê 2022, em Morungaba, levou ao público uma programação com diversas ações voltadas ao desenvolvimento integral das crianças, do nascimento aos três anos.

Norteada pelo Programa “São Paulo pela Primeiríssima Infância”, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, municípios paulistas e ONGs promovem a
Semana do Bebê anualmente sempre ao longo da primeira semana de agosto.

O Comitê Municipal pela Primeiríssima Infância vem organizando o evento nos últimos anos junto à Prefeitura da Estância Climática de Morungaba - por meio do Departamento da Educação com o apoio do Departamento de Saúde, do Departamento de Ação e Inclusão Social e do Fundo Social de Solidariedade.

O objetivo de conscientizar a sociedade quanto à atenção às crianças de até 6 anos de idade, tornando o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade.

Nesta edição, foram promovidas rodas de conversa e palestras para enfatizar a importância do aleitamento materno, introdução alimentar e primeiros socorros para crianças nessa faixa etária.

O programa visa melhorar a qualidade do atendimento e os cuidados oferecidos às gestantes e às crianças, promover o trabalho integrado entre os vários setores envolvidos e mobilizar a sociedade em prol a esta importante fase da vida.

A 11ª Semana do Bebê 2022 foi aberta no dia 1º de agosto (segunda-feira) pela manhã com a Roda de Conversa com as gestantes e a nutricionista Rachel Banin, no Centro de Saúde Dr. Romeu Bueno de Aguiar.

Na noite de 2 de agosto (terça-feira), o Teatro Municipal Fioravante Frare recebeu o público para a palestra “Amamentação e Introdução Alimentar”, com a médica pediatra Dra. Tatiana Lapa.

A palestra “A importância da introdução alimentar e aleitamento materno” foi  ministrada pela nutricionista Aline Machado Franco e pela enfermeira Márcia Lemes de Oliveira na quarta-feira (3 de agosto), no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social.

“Primeiros Socorros - engasgos, quedas, desmaios, convulsões e parada cardíaca em bebês e crianças pequenas (de 0 a 5 anos)” foi o tema da palestra do dia 4 de agosto (quinta-feira) ministrada pela professora doutora da Faculdade de Enfermagem da Unicamp, Ana Paula Boaventura, no Teatro Municipal.

Encerrando a Semana do Bebê em Morungaba, o dia 5 de Agosto (sexta-feira) foi marcado por suas sessões da “Roda de Conversa” com as gestantes e a nutricionista Rachel Banin, na UBS Amélia Frare Stranieri, no Jardim Amélia.