Imagem de Morungaba Imagem de Morungaba Imagem de Morungaba Imagem de Morungaba
Unicamp firma parceria com Prefeitura de Morungaba para a realização do Projeto “Primeiros Socorros”
31.ago

Unicamp firma parceria com Prefeitura de Morungaba para a realização do Projeto “Primeiros Socorros”

O prefeito da Estância Climática de Morungaba, Marquinho Oliveira, assinou uma carta de anuência para a implementação do projeto de Extensão Comunitária “Primeiros Socorros: preservando vidas e fortalecendo a comunidade”, na manhã desta segunda-feira (27/8).

“Qualquer pessoa pode passar por alguma situação de emergência por motivos de lesões, acidentes, ou condições de saúde, em qualquer local, no trabalho no trânsito ou até em casa. Daí a importância deste projeto, pois é importante saber como proceder antes de querer ajudar”, explica o prefeito Marquinho.

A Doutora em Ciências da Saúde e Professora da Faculdade de Enfermagem Ana Paula Boaventura apresentou o projeto que deverá abranger as escolas municipais, os profissionais da área de saúde, o grupo da Terceira Idade, bombeiros, motoristas da prefeitura e a comunidade em geral.

Segundo a Professora Ana Paula, Morungaba será a primeira cidade da Região Metropolitana de Campinas a receber o projeto que deverá ser desenvolvido a partir de 2019 com ações contínuas junto aos diversos setores da sociedade, abrangendo diversas faixas etárias. Ela ainda explica que a própria OMS (Organização Mundial de Saúde) desde 2015 vem recomendando o curso de Primeiros Socorros para leigos.

No caso das escolas, as crianças serão reunidas durante as aulas e orientadas quanto aos treinamentos teóricos e práticos, com manequins simuladores, das manobras de primeiros socorros para engasgos, convulsões e desmaio.

Serão envolvidos no projeto 30 profissionais da Unicamp. O objetivo é realizar treinamentos em primeiros socorros a toda a comunidade de Morungaba, considerando que nas situações de emergência são necessárias pessoas minimamente orientadas sobre as principais condutas que podem ser realizadas por leigos em geral.

 

Lei municipal - Esta parceria da Prefeitura com a Unicamp vem ao encontro de uma lei municipal recentemente promulgada no município.

De autoria do presidente do Legislativo Morungabense, Julio Cesar de Moraes, a Lei nº 1804/2018 institui a obrigatoriedade da realização de oficinas, seminários, palestras e cursos sobre primeiros socorros e prevenção de acidentes nas escolas do município.

A lei ainda determina que a partir do ano de 2020 as escolas da cidade, deverão possuir, durante todo o período de expediente, pelo menos um funcionário ou professor habilitado em curso de primeiros socorros e prevenção de acidentes.