Imagem de Morungaba Imagem de Morungaba Imagem de Morungaba Imagem de Morungaba
Covid-19: Equipe de Vigilância Sanitária orienta moradores e comerciantes de Morungaba
15.mai

Covid-19: Equipe de Vigilância Sanitária orienta moradores e comerciantes de Morungaba

Ações de orientação e abordagem têm sido realizadas pela Prefeitura de Morungaba, desde a última quarta-feira (13/5), para o combate à propagação do Coronavírus (Covid-19). A equipe da Vigilância Sanitária, setor do Departamento de Saúde, percorrerá diariamente o comércio essencial pelos bairros do município fiscalizando e orientando quanto ao uso obrigatório de máscaras, distanciamento e outras ações importantes para evitar a disseminação do vírus.

A Vigilância conta com o apoio da equipe da Defesa Civil, e além dos estabelecimentos privados, também está percorrendo as repartições públicas.

O uso de máscara de proteção se tornou obrigatório, desde o último dia 7 de maio, por meio do Decreto do Governo do Estado de São Paulo nº 64.959 que dispõe sobre o uso geral e obrigatório de máscaras de proteção facial no contexto da pandemia da COVID-19.

O uso é obrigatório nos espaços de acesso aberto ao público, incluídos os bens de uso comum da população; no interior de estabelecimentos que executem atividades essenciais por consumidores, fornecedores, clientes, empregados e colaboradores e em repartições públicas, pela população, por agentes públicos, prestadores de serviço e particulares.

O uso de máscaras de proteção facial constitui condição de ingresso e frequência eventual ou permanente em todos estes locais.

Durante as abordagens aos munícipes que transitam na rua sem máscaras, a equipe presta a orientação sobre a importância da utilização e, caso o indivíduo não tenha, ele recebe gratuitamente uma máscara lavável.

A quarentena do Estado de São Paulo prossegue até o dia 31 de maio e a recomendação é que a população fique em casa. Se tiver de sair em casos de necessidade, a máscara é item obrigatório.

Algumas empresas locais doaram máscaras de proteção ao Fundo Social de Solidariedade de Morungaba. As máscaras estão sendo distribuídas para as famílias atendidas pelos serviços sociais do município e para os moradores que atualmente não têm condições financeiras de adquirir.