Imagem de Morungaba Imagem de Morungaba Imagem de Morungaba Imagem de Morungaba
Dia da Independência é celebrado com "Caminhada Cívica" em Morungaba
09.set

Dia da Independência é celebrado com "Caminhada Cívica" em Morungaba

A Prefeitura da Estância Climática de Morungaba promoveu, por meio do Departamento de Educação, a Caminhada Cívica em comemoração ao 7 de setembro, Dia da Independência, na manhã deste sábado.
Alunos, professores, escoteiros e autoridades locais saíram em caminhada da frente do Paço Municipal até o final da Avenida José Frare onde foi realizada a solenidade com a execução do Hino Nacional e o Hino da Independência.


Sobre a data, o prefeito de Morungaba, Marco Antonio de Oliveira, falou da importância de celebrar a Independência e lembrou que dias antes de 7 de setembro de 1822, o decreto que separou o Brasil de Portugal foi assinado pela então regente, dona Leopoldina, mulher de dom Pedro. “Um fato pouco conhecido mas que demonstra a importância das decisões e do papel da mulher na história de nosso país”, explicou.


Em seu discurso na solenidade, o prefeito Marquinho também falou da importância do investimento na educação para que nosso país tenha um futuro feliz: “hoje investimos 30% do orçamento municipal na Educação, sendo que o mínimo exigido conforme a Constituição Federal é de 25%. Embora nossos recursos financeiros sejam modestos, fazemos questão de fazer esta diferença. Inclusive em breve iniciaremos obras de reformas em todas as escolas e também já estamos iniciando um projeto de monitoramento de segurança para todas as unidades de ensino da rede municipal”, comentou.


Além da participação dos alunos, professores, coordenadores e gestores das escolas públicas, das escolas particulares e da Apae, o ato cívico contou com a presença do vice-prefeito Luis Fernando Miguel; da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sonia Oliveira; da Polícia Militar, representada pelo Sargento Marcio Bartelt; pais de alunos, da diretora de Educação Leninha Spiguel Polizelo e todos os diretores do departamentos municipais da prefeitura