Imagem de Morungaba Imagem de Morungaba Imagem de Morungaba Imagem de Morungaba
Morungaba 132 anos: Prefeitura inaugura uma série de obras durante a programação de aniversário da cidade
29.jun

Morungaba 132 anos: Prefeitura inaugura uma série de obras durante a programação de aniversário da cidade

Morungaba comemora 132 anos hoje (segunda-feira - 29 de junho) e a Prefeitura da Estância Climática preparou uma programação de inaugurações e entrega de reforma de quatros escolas municipais – tudo transmitido pelo facebook da prefeitura.

*ENTREGA DE REFORMAS DE ESCOLAS MUNICIPAIS*

Na tarde da última sexta-feira, foram entregues oficialmente à população as obras de reforma da EMEF Irmã Amélia Fúria, na Vila Mariana, e da EMEF Prof. José Hamilton Federicci, no Parque das Estâncias. Nesta terça-feira (30/6), serão entregues as reforma de mais duas unidades escolares:  a da EMEF Prof. Irineu Tobias, no bairro São Benedito, e da EMEF Antonio Rodrigues da Silva, no Centro.

As escolas municipais receberam serviços de reparos nas redes hidráulica e elétrica, itens de acessibilidade dentre outras significativas melhorias nas instalações físicas das unidades, além de pintura.

 

*GRANDES CONQUISTAS NA ÁREA DE SAÚDE*

Na manhã do último sábado (27 de junho), foi inaugurado o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) “Durvalina Martins Pellison”, no Brumado. O local oferece uma infraestrutura melhor que a atual para o atendimento dos pacientes, com espaço de acolhimento, sanitários masculinos e femininos, sala administrativa, sala de reunião, almoxarifado, arquivo, três salas de atendimento, sala de procedimento, sala de medicação, posto de enfermagem, duas salas de atividades coletivas, espaço de convivência, refeitório, cozinha, banheiros com vestiários, depósito de material de limpeza, área de serviços, área externa de convivência, entre outras instalações.

Ainda na manhã do sábado foi inaugurado o Anexo “Neusa Teresa Mutinato de Oliveira”, na UBS Amélia Stranieri Frare,  no Jardim Amélia. As novas instalações contam com farmácia e mais duas salas, melhorando  o atendimento aos moradores do bairro e as condições de trabalho dos próprios funcionários.

Durante as solenidades a família de Durvalina Martins Pellison foi representada por sua filha Inês Regina Pellison, e Flávia Mendes de Oliveira representou a família de Neusa Teresa Mutinato de Oliveira.

 

*OBRAS DE INFRAESTRURA*

Na manhã desta segunda-feira, 29 de junho - dia do Aniversário de 132 anos de Morungaba – em solenidade realizada na Praça Antonio Miguel Sobrinho, no Brumado,  foram entregues à população mais sete obras voltadas à infraestrutura urbana: a revitalização do Bairro do Brumado; a Reforma da Praça Antonio Miguel Sobrinho, o Espaço Recreativo “Edson da Costa Laranjeira”, a revitalização da Avenida Miguel José Miguel, além do Terminal de Ônibus Urbano “Maria do Carmo Pereira Miguel”, do Terminal de Ônibus Urbano “Anésio de Deus Dias” e do Terminal de Ônibus Urbano “Aristides de Barros”.

“Depois de três anos e meio é uma alegria ver a Praça Antonio Miguel Sobrinho revitalizada e outras grandes obras concluídas. Desde a Avenida Miguel José Miguel, todo o recapeamento, calçadas, Terminal de Ônibus, hoje o Brumado é um bairro novo, totalmente remodelado. Há tempos o bairro não recebia melhorias que já eram muito reivindicadas pela própria população e hoje podemos dizer que foram todas atendidas. Agradecemos todo o empenho do prefeito Marquinho e todas as equipes dos departamentos municipais que tanto trabalharam por estas obras”, disse o diretor de Turismo, Esportes, Cultura e Lazer, Julio César de Moraes.

Presente à solenidade, o deputado estadual Edmir Chedid transmitiu uma mensagem do Governador do Estado de São Paulo, João Doria, parabenizando todos os morungabenses pelo aniversário da cidade. Ainda segundo o deputado Edmir Chedid, o próprio governador disse que deve estar no município para alguma das inaugurações que ainda serão realizadas até o final do ano.

“Este é um dia de muita alegria, 132 anos de Morungaba. Hoje eu vejo, no final de uma gestão – pois já são três anos e meio de administração - uma cidade diferente. Percebo uma cidade mais humana que tratou muito bem as pessoas que aqui residem e também as pessoas que aqui visitam. Vi seus gestores buscarem incansavelmente recursos e programas do governo federal e estadual. Hoje vejo uma Morungaba que cuidou da saúde, da educação, da segurança, do transporte, da infraestrutura, da promoção social, da habitação - com as tão sonhadas unidades habitacionais – entre outros aspectos. Enfim foi um grande governo. Este mandato vem se findando com muita alegria e sucesso, pois muito foi feito”, afirmou o deputado Edmir Chedir que encerrou seu pronunciamento, durante a solenidade, parabenizando o prefeito Marquinho pela gestão e a todos os morungabenses pelo aniversário da cidade.

 

*COMPROMISSOS HONRADOS*

Durante a solenidade, o prefeito Marco Antonio de Oliveira agradeceu a cada família presente que permitiu que os nomes de seus familiares pudessem denominar as obras inauguradas e disse que cada pessoa realmente foi merecedora da homenagem. Ele lembrou que ao todo são quatorze obras entregues durante as comemorações de aniversário da cidade, e que ainda serão entregues até o fim do ano outras obras à população.

“Tudo aquilo que eu, quando candidato, disse que seria possível fazer, graças a Deus estamos fazendo e estamos entregando. Mesmo diante de todas as dificuldades financeiras, temos honrado nossos compromissos”, comentou. O prefeito Marquinho agradeceu o deputado pelas parcerias, principalmente pelo grande apoio na conquista das 200 casas populares entregues no ano passado.  

“Se estiverem alinhados, o Poder Executivo e Legislativo na esfera federal, estadual e municipal – com os vereadores - conseguimos trabalhar muito pela população. Hoje Morungaba completa 132 anos e realmente há o que comemorar. Estamos caminhando a passos largos. Temos três novas empresas prestes a se instalar em nosso Distrito Industrial, que receberá dentro dos próximos dias a sua Estação Elevatória e Linha de Recalque”, disse em seu pronunciamento durante a solenidade.

Ele acrescentou que Morungaba está na lista de 154 cidades do mundo que atualmente fornecem transporte público gratuito, sendo uma das 17 cidades do país e uma das cinco cidades do Estado de São Paulo. E também é a cidade do Brasil que mais exportou itens de vestuário esportivo, entre janeiro e maio de 2020, tendo exportado neste período US$ 609.240.

O prefeito Marquinho finalizou seu discurso agradecendo o grande apoio do vice-prefeito Luis Fernando Miguel e ao empenho de toda a equipe da prefeitura e dos diretores dos departamentos municipais.

 

*PRESENTES À SOLENIDADE*

Estiveram presentes à solenidade a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sônia de Oliveira; o vice-prefeito Luís Fernando Miguel e sua esposa Eliana Miguel; os vereadores Antonio Ricardo Pellisson de Oliveira; Antonio Salvador Marques; Richard Ishicava, Tomás Pedro Bom Joanni Federicci e Tiago da Costa Laranjeira; os diretores dos departamentos municipais da Prefeitura os diretores dos departamentos municipais Adriano Frare (Finanças); José Luiz Frederico (Obras e Urbanismo); Leninha Spiguel Polizelo (Educação); Marcel Assis de Oliveira (Planejamento); Luis Carlos Bueno de Moraes Júnior (Administração); Clara Geromel (Meio Ambiente e Agricultura), Monique Molena (Ação e Inclusão Social) e Robson Trajano (Serviços Públicos).

Também estiveram presentes representando as famílias dos homenageados: Vera Lúcia da Silva Laranjeira, viúva de Edson da Costa Laranjeira; Josineide Pereira Miguel, filha de Maria do Carmo Pereira Miguel; Carla Silvia Dias Novaes, filha de Anésio de Deus Dias; Nilson Roberto de Barros, filho de Aristides de Barros.