Imagem de Morungaba Imagem de Morungaba Imagem de Morungaba Imagem de Morungaba
Morungaba possui 100% dos servidores da saúde e educação capacitados em primeiros socorros
04.out

Morungaba possui 100% dos servidores da saúde e educação capacitados em primeiros socorros

O projeto de Extensão Comunitária “Primeiros Socorros: preservando vidas e fortalecendo a comunidade” tem sido realizado em Morungaba desde o dia 11 de abril.

O treinamento que já passou pelo departamento de Educação, nesta quarta-feira (2/10) foi direcionado aos funcionários do Departamento de Saúde que ainda não haviam realizado o curso, totalizando 100% dos funcionários da saúde e educação treinados e se tornando o primeiro município da RMC com a equipe toda capacitada em Primeiros Socorros pela UNICAMP.

Os treinamentos foram ministrados pela Doutora em Ciências da Saúde e Professora da Faculdade de Enfermagem Ana Paula Boaventura, que passou aos servidores municipais noções que vão desde primeiros socorros em crianças engasgadas até primeiros socorros em reações anafiláticas, intoxicações e picadas por animais peçonhentos.

“O curso de Primeiros Socorros proposto pela Lei Lucas nº13722/2018 determina que instituições públicas e privadas da educação básica capacitem professores e funcionários para prestar primeiros socorros, quando necessário, em seu corpo discente. Em Morungaba capacitamos 100% das equipes dos Departamentos de Educação e Saúde, nos tornando a primeira cidade da Região Metropolitana de Campinas a alcançar este feito. Quero agradecer a parceria com a Unicamp e o empenho da Doutora Ana Paula Boaventura neste projeto, agora nossa próxima meta é estender este treinamento a toda a população” Comentou o Prefeito Marquinho de Oliveira.

Outra novidade é que Morungaba irá participar do Dia Mundial “World Restart a Heart” no próximo dia 20 de outubro juntamente com as atividades do dia das crianças. O evento terá como objetivo alertar para o problema da parada cardíaca súbita, terceira causa de morte no mundo e ensinar para leigos os procedimentos de identificação e ações iniciais nessa situação.

O evento “World Restart a Heart” acontecerá na Praça dos Italianos no dia 20 de outubro das 8h00 as 12h00 e será aberto a toda a população.