Imagem de Morungaba Imagem de Morungaba Imagem de Morungaba Imagem de Morungaba
Prefeitura de Morungaba intensifica ações de enfrentamento ao Coronavírus
20.mar

Prefeitura de Morungaba intensifica ações de enfrentamento ao Coronavírus

O prefeito da Estância Climática de Morungaba assinou no final da tarde desta sexta-feira (20/3) o Decreto nº 3.074/2020, publicado no Jornal Oficial do Município. “O assunto é muito sério, não é porque não há casos suspeitos nem confirmados em Morungaba que deixaremos de cumprir as orientações determinadas pelo Ministério da Saúde e pelo Governo do Estado. É importante evitar qualquer atividade que cause aglomerações. Só desta maneira que vamos impedir que o vírus se propague”, explica o prefeito Marquinho.


O prefeito se reuniu com alguns comerciantes nesta sexta-feira (20/3) para tratar do assunto e foi recomendado que a partir da semana que vem haja um atendimento restrito nos estabelecimentos comerciais com horário de funcionamento das 12 às 17h. Segundo o prefeito também foi recomendado que se priorize atendimento online e por telefone.
Conforme o decreto, ficam instituídas novas medidas de prevenção para o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da COVID-19.

ATENDIMENTO AO PÚBLICO NA PREFEITURA

A Prefeitura suspendeu o atendimento presencial ao público e passa a realizá-lo pelo telefone (11) 4014-4300 ou pela Ouvidoria Municipal: www.eouve.com.br, disponibilizando também, específico para o Setor de Tributos, o telefone celular (11) 96197-7086.
Em caso de extrema urgência, o cidadão poderá solicitar o agendamento de atendimento presencial junto ao respectivo setor, por intermédio dos telefones disponibilizados.
Não haverá atendimento externo em horário normal.
Foi prorrogado o prazo de vencimento da Cota Única e a primeira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU para 31 de março de 2020.
A Biblioteca Municipal, o Centro de Informações Turísticas “Prefeita Angelina Frare Tobias – D.Nina”, o Parque Ecológico “Pedro Mineiro”, a Quadra de Bocha “Belmiro de Campos” e o Ginásio Municipal de Esportes “Luiz Seraphim”, dentre outros setores da área de Cultura e Esportes, permanecerão fechados ou com atividades suspensas.
O Setor de Licitações prossegue em funcionamento normal, inclusive com atendimento presencial de licitantes cujas sessões estejam designadas, mantendo-se os respectivos dias e horários.
Os funcionários que apresentarem sintomas de resfriado poderão se ausentar do trabalho com a apresentação de atestado médico.
Os motoristas e funcionários do Departamento de Saúde deverão trabalhar normalmente.
O Centro de Referência do Idoso “Maria Inês Teixeira Frare” e o Centro de Convivência do Idoso “Cristina de Oliveira Pinto – D.Cristina” permanecem com atividades suspensas por até 60 dias.
Serão autorizados a realizar “teletrabalho” em tempo integral, todos os servidores com 60 anos ou mais abaixo relacionados e as servidoras que estejam gestantes - com laudo médico, portadores de doenças respiratórias crônicas, cardiopatias, diabetes, hipertensão e imunodeprimidos, todos com laudo médico a ser apresentado no Departamento Pessoal salvo os com férias vencidas, excetuados os da área da Saúde e Segurança, devendo estar em suas moradias à disposição da Prefeitura no horário habitual de trabalho, podendo, em caso de descumprimento será advertido ou suspenso.
Seguindo a diretriz estadual, serão concedidas férias compulsórias aos servidores que possuem férias vencidas, exceto para servidores cujo trabalho seja considerado essencial pelo diretor do respectivo departamento e salvo restrição financeira do Departamento de Finanças.
As empresas privadas que prestam serviços à prefeitura devem cumprir estritamente o contrato, que passa por auditoria do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

NA ÁREA DA EDUCAÇÃO SÃO ADOTADAS AS SEGUINTES MEDIDAS DE PREVENÇÃO:
Entre 23 de março e 8 de abril, as escolas municipais permanecerão fechadas em substituição ao período de recesso do calendário escolar. Posteriormente a este período, as escolas municipais poderão permanecer fechadas por prazo indeterminado;
As informações referentes às atividades escolares serão prestadas pelo telefone (11) 4014-4372, das 9 às 12 e das 13 às 17 horas, ou também pelo Ouvidoria Municipal: www.eouve.com.br;
As atividades das creches municipais serão paralisadas entre os dias 23 de março e 08 de abril de 2020, sendo o referido período contado para efeito de férias. Posteriormente a este período, as creches também poderão continuar fechadas por prazo indeterminado.

NA ÁREA DA SAÚDE SÃO ADOTADAS AS SEGUINTES MEDIDAS DE PREVENÇÃO:
Ficam suspensos os procedimentos e agendamentos eletivos – ou seja os atendimentos médicos que são programados, ou seja, não são considerados de urgência e emergência;
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) terão o funcionamento normal;
As Campanhas de Vacinação nas Unidades Básicas de Saúde serão feitas em áreas externas;
Durante a Campanha de Vacinação contra a Gripe H1N1, com início em 23 de março de 2020, os idosos com dificuldades de locomoção poderão agendar a aplicação da vacina em seus domicílios, entrando em contato telefônico com a UBS mais próxima de sua casa;
Os pacientes com mais de 60 anos que sofrem de doenças crônicas e autoimunes, como hipertensão, diabetes, lúpus, artrite, doenças respiratórias, DPOC, AIDS, tuberculose, dentre outras, poderão retirar medicamentos do SUS para os próximos 60 dias, a fim de evitar o deslocamento;

ATIVIDADES COM IDOSOS, TRANSPORTE COLETIVO, , FEIRA LIVRE, EVENTOS, ATIVIDADES RELIGIOSAS E COMÉRCIO
As atividades com idosos ficam suspensas por até 60 dias.
A partir do dia 23 de março de 2020 fica suspenso o transporte coletivo municipal nos horários das 9h e das 15h.
A feira livre de domingo está suspensa a partir de 23 de março de 2020 até nova orientação.
Fica proibido por tempo indeterminado a realização de eventos privados, funcionamento de casas noturnas, shows e congêneres.
Recomenda-se que as academias, clubes e espaços similares suspendam as atividades internas, optando por atividades ao ar livre.
Recomenda-se a suspensão de todos os cultos, missas e cerimônias religiosas por prazo indeterminado, salvo compromissos já agendados, como casamentos e batizados, com a recomendação de se evitar aglomeração de pessoas.
Recomenda-se que as atividades do comércio ocorram no horário compreendido entre 12 e 17 horas, de segunda a sexta-feira, e aos sábados entre 9 e 12 horas, com agendamento prévio de clientes para evitar aglomerações.
Recomenda-se que as atividades do comércio de alimentos e afins, ocorram preferencialmente por entrega a domicilio.
Permanecem inalteradas as atividades dos estabelecimentos de farmácia, mercados e postos de combustíveis.