Alunos morungabenses conquistam 19 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Publicado em:
Alunos morungabenses conquistam 19 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

 

A participação de Morungaba na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) voltou a se destacar em 2025. A EMEF Professor Irineu Tobias, que tradicionalmente integra a competição com forte apoio de sua equipe pedagógica, celebrou a conquista de 19 medalhas por seus alunos, cuja entrega oficial ocorreu no dia 24 de novembro, na própria unidade escolar.

Os medalhistas de ouro foram Kayky Gabriel Silva Santos, Manoella Aparecida Thomazino Sartoratto e Otávio Augusto da Silva Pelisson. Receberam medalhas de prata os estudantes Lorena Lopes Geroti, Maria Martinez dos Santos, Melyssa de Fátima Liberata Claro, Miquéias Martinez Neves, Olivia Maria Pereira, Adam Mohammed Farahat Farahat, Ana Júlia Gonçalves, Andia Omran e Mohammad Yaqoob Samim. Completam a lista dos premiados, com medalhas de bronze, Rayssa Lourany Santos de Jesus, Igor Santos Silingardi, Maria Clara Consolin Caetano, Maria Sofia Tombi Rodrigues, Mariana Godoy Miguel, Saulo Rodrigues Cunha e Alice Franco.

A diretora da unidade, Roseli de Fátima Serafim Molena, destaca que o Projeto OBA é uma tradição consolidada na escola. “Desde 2016, a EMEF Professor Irineu Tobias participa sem interrupção e várias medalhas foram conquistadas. O idealizador desse projeto foi o nosso querido Professor Felipe Rasmussen Consolim, que nos deixou neste ano”, afirmou. Ela ressaltou ainda que, mesmo diante de desafios, o comprometimento dos professores, da coordenação, da direção e o apoio da empresa Greco & Guerreiro foram determinantes para que a escola mantivesse o projeto ativo e alcançasse, em 2025, esse expressivo resultado.

A cerimônia de entrega contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Ramon Moraes, e dos vereadores Eliseu Santos e Vinícius Theodoro. Representando a empresa GG, estiveram presentes os colaboradores Virgílio Elias Júnior e Karla Oliveira.

Além da diretora Roseli, também participaram da cerimônia os profissionais envolvidos diretamente com o projeto e com o desempenho dos alunos: as professoras Viviane Jordão, Camila Telles, Rosângela Thomazino, Queler Stranieri e Valéria Moraes; a coordenadora Margarida Frare; a professora mediadora Aparecida Thomazino.

A premiação reforça o empenho dos alunos e evidencia a importância de iniciativas educacionais que estimulam o interesse pela astronomia, pela pesquisa e pela construção de futuros caminhos na ciência.