Morungaba participa da Oficina de Regionalização da Saúde

O prefeito da Estância Climática de Morungaba, Luis Fernando Miguel, e a diretora do Departamento de Saúde, Maysa Piovesan, participaram da 3ª Oficina de Regionalização da Saúde (Campinas e São João da Boa Vista), nesta quarta-feira (30/7). O evento, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual da Saúde, foi sediado no campus 2 do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) e reuniu prefeitos e gestores da área da saúde de diversos municípios da região.
De Morungaba também participaram da oficina Jean Paulo Ortiz da Silva e Michela Seraphin da equipe de Regulação do Departamento de Saúde. As atividades da oficina tiveram início nesta terça-feira (29/7) e fazem parte da estratégia do Estado para fortalecer a rede pública de saúde, buscando construir, de forma colaborativa, soluções que otimizem a regionalização dos serviços. O programa visa reduzir as desigualdades no acesso, ampliar a oferta de atendimentos e minimizar o tempo de espera e a distância percorrida pelos pacientes, promovendo assim maior eficiência na gestão dos recursos públicos. A regionalização, princípio fundamental do SUS, busca organizar a descentralização das ações e serviços, assegurando equidade e integralidade na atenção à saúde.
Durante os dois dias de evento, gestores municipais, profissionais de saúde e representantes de diversas instituições participaram de debates, apresentações e grupos de trabalho. O foco principal foi aprimorar a integração entre os municípios e definir ações regionais prioritárias, visando uma saúde pública mais acessível e eficaz para toda a população.
O Secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, levou propostas e soluções para as áreas de saúde mental, oncologia e cardiologia, consideradas as mais relevantes pelo programa. O encontro contou ainda com a participação da secretária municipal de Saúde de Jaguariúna, Maria da Conceição de Oliveira Camilo (representando o prefeito de Jaguariúna); prefeito de Santo Antônio de Posse e presidente do Consórcio Intermunicipal de saúde da Região Metropolitana de Campinas (Cismetro), José Ricardo Cortes; a secretária de Saúde de Guararema e 2ª vice-presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (Cosems-SP), Carmem Guariente; coordenador do programa de Regionalização da Saúde e consultor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Renilson Rehem; o diretor do Departamento Regional de Saúde de Campinas, Jorge Carlos Machado Cury; e a diretora do Departamento Regional de Saúde de São João da Boa Vista, Patrícia Magalhães.