Morungaba presente em lançamento de programa social do Governo do Estado

Publicado em:
Morungaba presente em lançamento de programa social do Governo do Estado

A presidente do Fundo social de Solidariedade, Eliana Luvison Miguel, e a diretora do Departamento de Ação e Inclusão Social da Prefeitura da Estância Climática de Morungaba, Monique Molena, participaram nesta terça-feira (20/5) do lançamento do Programa SuperAção SP, no Palácio dos Bandeirantes, na capital.

O SuperAção SP é uma iniciativa do Governo do Estado voltada à superação da pobreza por meio do atendimento personalizado às famílias em situação de vulnerabilidade social. O programa busca oferecer apoio, acesso a oportunidades e condições para que essas famílias alcancem emancipação e autonomia.

Durante o lançamento, o governador Tarcísio de Freitas destacou a importância do programa como uma política pública com foco na transformação social. “Queremos que as pessoas conquistem direitos sociais. Esses direitos vão ser possíveis por meio da renda, do aumento do poder aquisitivo. O mais importante é garantir o direito ao trabalho e à emancipação”, afirmou.

"Temos organizado e promovido projetos e parcerias com diferentes empresas e instituições, sempre com o apoio da Prefeitura, por meio do Departamento de Ação e Inclusão Social. Porém este novo programa do governo estadual poderá trazer ainda mais perspectivas para as ações sociais voltadas às famílias em situação de vulnerabilidade em Morungaba", explica a presidente do Fundo Social, Eliana Miguel.

"O lançamento desse programa é de extrema importância para o município, e esperamos poder contribuir para que as famílias que mais precisam possam ser assistidas e consigam superar as situações de vulnerabilidade. Também ficamos felizes com os projetos de lei encaminhados pelo governo estadual para a Assembleia Legislativa que tratam sobre a criação da carreira de Especialista Social e do incremento no repasse enviado aos municípios. Estamos na torcida para que sejam aprovados e colocados em prática no Estado", comentou a diretora Monique.

O programa foi elaborado a partir da análise de mais de 60 experiências internacionais de sucesso no combate à pobreza, além do diálogo com especialistas e instituições de referência no tema. O programa integra 29 políticas públicas de diferentes secretarias estaduais, oferecendo uma jornada completa de atendimento às famílias beneficiadas. Cada núcleo familiar contará com um plano de desenvolvimento individualizado, com acompanhamento técnico, metas específicas e apoio contínuo para garantir a superação da pobreza.

Nesta primeira fase, o SuperAção SP pretende atender 105 mil famílias em situação de extrema pobreza no Estado de São Paulo. A seleção será feita por meio de uma busca ativa no CadÚnico. Agentes de superação visitarão os domicílios para apresentar o programa, explicar seus objetivos e permitir que cada família decida se deseja ou não aderir à proposta.