Semana do Meio Ambiente: Morungaba é citada no programa Repórter Eco da TV Cultura

O programa “Repórter Eco” da TV Cultura do último domingo (6/6) trouxe uma reportagem sobre o Índice de Sustentabilidade das cidades brasileiras e citou Morungaba, destacando a conquista do 1º lugar da cidade mais sustentável do Brasil, entre os 770 avaliados em todo o país.

A edição será reprisada nesta sexta-feira (11/6), às 20h30, com a matéria que traz um quadro sobre os avanços e retrocessos em relação aos indicadores de sustentabilidade, como renda, escolaridade, saneamento básico e saúde, nos municípios brasileiros.

Morungaba obteve 73 pontos no cumprimento das metas da ONU de desenvolvimento sustentável. Entrevistado pela repórter, o coordenador do Instituto Cidades Sustentáveis Jorge Abrahão explica durante a reportagem que uma cidade sustentável oferece às pessoas oportunidades de acesso de qualidade a serviços públicos como saúde e educação, distribuição de riqueza, baixo impacto ambiental - dentre outros temas que contribuem no avanço da sustentabilidade.

Para o prefeito Marquinho de Oliveira, o destaque em um dos programas conceituados da TV Cultura foi motivo de comemoração principalmente por ser justamente na Semana do Meio Ambiente, quando geralmente o Departamento de Educação e o Departamento de Meio Ambiente e Agricultura promovem exposições temáticas e plantios de mudas com a participação efetiva dos alunos da rede municipal de ensino. Porém nos dois últimos anos, devido à pandemia, não foi possível a realização.

Em Morungaba, a prefeitura tem trabalhando com as políticas públicas voltadas à qualidade de vida do cidadão: na área da Mobilidade Urbana, Habitação, Meio Ambiente, Educação e Saúde.  “Depois deste destaque no ranking, agora temos mais que nunca o compromisso de Morungaba ser uma cidade ainda mais sustentável e melhor para sua população. E não é só a gestão pública a única responsável, e sim também toda a sociedade, cada cidadão”, explica o prefeito de Morungaba.

A reportagem da TV Cultura também pode ser assistida pelo canal do Youtube do programa Repórter Eco pelo link: https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=UGzNta4Qa28.